Game Desplugado: Exploding Kittens – jogo de cartas que é diversão garantida!
Games digitais ou analógicos podem oferecer experiências diferenciadas e instituir ambientes que, simultaneamente, englobam diversão, aprendizagem (de conteúdos formais e informais), assim como permitem exercitar habilidades e competências.
Por isso, neste post do Que jogos é esse? vamos explorar um jogo de cartas: o Exploding Kittens.
Este jogo de cartas (em inglês) é recomendado para crianças acima de 7 anos. Seu objetivo é evitar tirar a carta do “gatinho explodindo”. Esta pode ser neutralizada se o jogador tiver uma carta de desarme, que integra o deck de todos os jogadores no início da partida, mas pode ser usada somente uma vez ou ainda perdida ao longo das rodadas. A mecânica do jogo envolve possibilidades como comprar uma carta, atacar os outros jogadores, pular a própria vez, rearranjar o monte de cartas para que outro jogador pegue uma carta explosiva ou mesmo combinar cartas para ativar poderes especiais, o que institui inúmeras perspectivas e estratégias com diversão garantida!
O Exploding Kittens foi criado pelo desenhista Matthew Inman (do site The Ota Meal) juntamente com os game designers Elan Lee e Shane Small. Seu sucesso envolve a obtenção de expressivos 8,7 milhões de dólares com quase 220 mil apoiadores no Kickstarter (sendo que o projeto inicial era de arrecadar apenas 10 mil dólares), o que o tornou, até o momento, o segundo projeto mais financiado na categoria games.
Além disso, constitui um projeto convergente, pois além do jogo de cartas (que possui diferentes tipos de decks e expansões) há camisetas, canecas, pelúcia e app (iOS e Android) com três possibilidades de interação (jogar entre amigos, jogar com quaisquer pessoas online ou jogar sozinho).
Um dos segredos do sucesso do jogo é que ao mesmo tempo em que apresenta regras muito simples e de fácil assimilação, também possui diferentes possibilidades de constituição de estratégias para tentar derrotar os oponentes, exigindo funções cognitivas (atenção e linguagem), assim como funções executivas (planejamento de jogadas, tomada de decisões, desenvolvimento de estratégias e solução de problemas).
Também se destaca o balanceamento conforme o número de jogadores (o que é feito por meio do uso de cartas com determinadas marcações) e a flexibilidade que permite partidas que variam de 2 a 5 jogadores ou de 2 a 10 jogadores (no caso da versão Party Pack).
E aí, o que está esperando? Vamos jogar uma partida? Afinal de contas as férias estão chegando… Boa diversão!!!
Gostou da ideia do blog Que jogo é esse? e/ou do post? Coloque seu comentário abaixo e compartilha nas suas redes sociais ;). Se tiver alguma dúvida ou sugestão de tema me manda um e-mail em contato@quejogoeesse.info. Até o próximo post!
Visualizações: 183
Leave a Reply