Sobre

Profa. Dra. Pollyana Notargiacomo

Pollyana Notargiacomo

#mãefeliz #gamercomorgulho #eternaaprendiz #leitoravoraz #escritora #poetisa #coreografadepalavras #bailarina #dançarina #pianista #educadora #instructionaldesigner #professorauniversitária #pesquisadora #palestrante #consultora #orientadora #mentora #gamedesigner #gestoradeprojetos #coacheducacional #organizadoradeeventos #webmistress #blogueira #multipotencialdeclarada #profissionalcoringa #apaixonadapordesafios #colecionadoradefrases #costureiradeideias #compositoradesonhos

 

Possui Graduação em Pedagogia (1992), Mestrado (1999) e Doutorado (2003) em Educação (tratando, respectivamente, de autonomia associada à inteligência coletiva, assim como de hackerismo e aprendizagem) pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutorado (2015) em Engenharia Elétrica (explorando questões de Realidade Virtual e Aumentada em processos de Design Instrucional aplicado aos cenários de Captação e Distribuição de Energia Elétrica) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) .

É Professora Adjunta na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), atuando na Faculdade de Computação e Informática (FCI) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC). Tem experiência na área de Jogos Digitais (contabilizando mais de 20 anos de atuação), na área de Educação (mais especificamente em Tecnologia Educacional, na qual trabalha há mais de 25 anos) e na área de Redes e Mídias Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ferramentas de Análise de Jogos Digitais, Game Design, Serious Games, Jogos Educacionais, Mecânica de Jogos, Narratologia, Estudos Culturais em Jogos Digitais, Análise de Guildas de Jogadores Online, Realidade Virtual e Aumentada, Aspectos Motivacionais em Processos de Aprendizagem, Design Instrucional, Plataformas de Gerenciamento de Cursos Online, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), EAD, Arquitetura Informacional e Usabilidade.

Publicou cerca de 200 trabalhos científicos, participou de mais de 140 bancas para obtenção de títulos e orientou mais de 50 pesquisas em diferentes níveis (Graduação, Iniciação Científica, Especialização, Mestrado e Doutorado), além de exercer a atividade de revisão de artigos em eventos e periódicos nacionais e internacionais. Foi organizadora geral (general chair) do SBGames 2013 (maior evento acadêmico de jogos digitais na América Latina), é chair da Trilha Games do The Developers Conference São Paulo desde a edição de 2013 e do Workshop Games na Graduação (G2) do SBGames desde a sua criação em 2016. É a líder do Laboratório JAS3 (Jogos, Aprendizagem, Simulação, Sistemas e Sinais) na UPM e do Grupo Games, Educação, Tecnologia e Sociedade (GETS) no CNPq.

Finalmente, exerce a atividade de consultorapalestrante, sendo que discute questões ligadas ao uso de games no âmbito escolar e familiar, aos games e gamificação em situações de treinamento, aos desdobramentos dos avanços tecnológicos na sociedade, às iniciativas de tecnologia educacional na escola, assim como explora aspectos vinculados à realização de pesquisas acadêmicas, mais especificamente tratando de elementos relacionados à metodologia e redação científica.

Trabalhos da Polly Notargiacomo

Abaixo estão algumas das palestras, reportagens, entrevistas e divulgações científicas…

 

Na Mídia… 

“Análise: Robótica e computação podem desenvolver habilidades fundamentais”, O Estado de São Paulo (Estadão), 2019.

 

“Quem vai ter emprego na Era dos Robôs?”, A Tribuna, Vitória – ES, Economia, Carreira, 2019.

 

O que é Spoofing (e o que tem a ver com o vazamento de mensagens)?, Tribuna Liberal, Opinião, 2019.

“O que é Spoofing?”, O Tempo, Entre Aspas, 2019.

 

“Spoofing: O que é e como evitar invasão de dados”, A Gazeta, Política, 2019.

 

“Sucesso na China, códigos QR devem mudar pagamentos”, Estadão, Economia, 2019.

“Até 2050, mais da metade dos trabalhadores brasileiros serão substituídos por máquinas”, Folha de Londrina, Empregos e Concursos, 2019.

 

“Ainda haverá emprego no futuro?”, O São Paulo, Política, 2019.

 

“A tecnologia digital reinventando o aprendizado”, Revista OneHealth, 2017.

 

“Cerco ao ‘copia e cola’: Ferramentas pagas e gratuitas ajudam a identificar plágio em trabalhos acadêmicos, mas fator humano ainda é decisivo”, Revista Ensino Superior, 2015.

 

“Lado negro da Internet esconde fraudes, pedofilia e experimentos humanos”, JusBrasil, 2015.

 

“1 em cada 4 crianças usa internet no celular; negociar é melhor que proibir”, iG, 2015.

 

“SBGames 2013 trará para São Paulo discussões acadêmicas sobre games”, TechTudo, 2013.

 

“Aprendizado com telas sensíveis ao toque”, Exame, Tecnologia, 2012.

 

Participação na Mesa Redonda “Aplicações de RV e RA na Medicina, na Educação e no Treinamento” e Keynote Speaker “Estratégias de Quantificação da Imersão em Ambientes Virtuais”, IX Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA 2012), 2012.

 

Vídeos na Web e YouTube…

“KMBR Webinars – Guia de Como Redigir Adequadamente a Metodologia da Pesquisa”, SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, 2018.

 

“Existe preconceito contra mulheres nos games?”, Indústria de Jogos, 2016. 

Esse excerto integra a “IDJ Hangout Entrevista #3”, 2015.

 

“Tutoriais na Internet”, TV Record / Domingo Espetacular, 2016.

 

“Pokémon Go chega ao Brasil e leva multidão de jogadores para as ruas”, Globo News / Jornal das Dez, 2016.

 

“Polêmicas nos jogos que retratam histórias”, Jornal da Cultura, 2015.

 

“Internet de fácil acesso para crianças faz mal ou bem? Pedagogos discutem”, Website da TV Globo / Jornal EPTV (explicação sobre a série), 2015.

” ‘BrinquedoTec’ mostra formas de bloquear e monitorar acesso de crianças na internet”TV Globo / Jornal EPTV, 2015.

“Série BrinquedoTec: tecnologia traz novos hábitos para famílias e crianças”TV Globo / Jornal EPTV, 2015.

“Série BrinquedoTec: relação entre crianças e tecnologia”,TV Globo / Jornal EPTV, 2015.

 

“Videogame ajuda a complementar rotina de exercícios físicos”, TV Globo / Bem Estar, 2014.

 

“Do conceito à mecânica de serious games com realidade virtual e aumentada: propostas de aplicação e tecnologias envolvidas”, Workshop de Realidade Virtual e Aumentada – WRVA 2014 (Keynote Speaker), 2014.

 

“Redes Sociais viraram mania na terceira idade”, Jornal da Cultura, 2014.

 

“Café Filosófico: Internet e Educação”, CPFL / TV Cultura, 2013.

 

Entrevista sobre os Eventos SBGames 2013 e Criança em Jogo, Neuro Games, 2013.

Parte 1Parte 2Parte 3.

 

YouTubeCanal do Youtube: Pollyana Notargiacomo

 

Para Palestras, Consultorias, Eventos, Cursos, Treinamentos, Games e Gamificações escrever para… contato@quejogoeesse.info