Novos tempos, novos algoritmos, novas oportunidades, novos desafios…

O desenvolvimento tecnológico continua instituindo um ritmo acelerado de mudanças no âmbito social. Há pouco mais de 20 anos um celular era um “tijolão” que funcionava mais como um orelhão (já que era pesado e a bateria durava poucas horas), atualmente pôde-se atender uma ligação até via smartwatch. A conectividade e ubiquidade se tornaram presentes no dia-a-dia das pessoas, mudando não só comportamentos como relações humanas.

Neste contexto, cada vez mais as pesquisas (como é o caso de “Na era das máquinas o emprego é de quem? Estimação da probabilidade de automação de ocupações no Brasil”) indicam que não basta apenas uma formação ligada à titulação, o que geralmente se denomina de hard skill. É necessário desenvolver habilidades pessoais, chamadas de soft skills, que transcendem o ambiente educacional (apesar de eu sempre defender que este deveria trabalhá-las).

O processo de formação deveria ser integral, ainda que a mensuração e avaliação de alguns elementos seja dificultada ou até imprecisa, é possível estabelecer comparações entre momentos distintos para determinar os avanços obtidos (mas isso é conversa para outro post…). Por isso, os games podem ajudar de forma significativa para desenvolver ou exercitar soft skills como comunicação, resolução de problemas, criatividade, liderança, trabalho em equipe, dentre muitas outras. Games têm sido utilizados inclusive em processos seletivos (como é o caso do Houthoff Buruma The Game na área de Direito), assim como têm sido elementos decisivos para o engajamento por meio de gamificações.

Assim, para aproveitar essas oportunidades cabe conhecer melhor este cenário, assunto abordado na matéria em que fui entrevistada recentemente:

Reportagem "Quem vai ter emprego na era dos robôs?"

“Quem vai ter emprego na era dos robôs?”
Jornal A Tribuna, Economia, Carreira, Vitória – ES, 2019, pp. 28-29.

Clique aqui e leia o artigo completo!

 

 

 

 

 

Vamos discutir e potencializar as vantagens para atingir os melhores resultados na educação, na sociedade, enfim, na vida…!?! Vamos ajudar a transformar o mundo na melhor oportunidade para todos!!

Compartilhe o post em suas redes sociais, escreva seus comentários abaixo… Qualquer dúvida mande um e-mail para contato@quejogoeesse.info.

 

Visualizações: 82

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *