Caça-objetos: diversão e treino de habilidades cognitivas

 

O Que jogo é esse? desta semana trata da questão dos jogos digitais do gênero caça-objetos, que podem contribuir para o treino de diferentes aspectos cognitivos, tais como discriminação visual, atenção, foco, observação e memória. Hum…

O que são games de caça-objetos?! São jogos digitais que apresentam cenas detalhadas com objetos que devem ser encontrados num determinado período de tempo ou que envolvam outras métricas para a avaliar a performance do jogador.

Ah, então é possível usar games que não foram feitos com finalidades educacionais no contexto de sala de aula, de acompanhamento psicológico ou mesmo no familiar?

Sem dúvida, não só é possível utilizar games cuja a finalidade é estritamente a de entretenimento com outros intuitos, como também esta pode ser a chave para a motivação intrínseca para a realização e/ou treino de uma determinada habilidade por parte da criança ou mesmo outras faixas etárias (já que a mesma dinâmica pode ser adotada com jovens, adultos e idosos; em breve teremos um post sobre esse assunto aqui no Que jogo é esse?). É possível, inclusive, trocar informações, dicas e aprender numa zona de desenvolvimento proximal quando vários colegas e amigos estão interagindo com os mesmos jogos, ainda que fora do ambiente da educação formal escolar.

Pearl's PerilCabe ressaltar que a utilização com fins educacionais e ou de apoio psicológico devem ser supervisionadas por especialistas (dado que envolvem medições e outros aspectos), mas o uso para a diversão e o aprimoramento de habilidades é livre e recomendado sem restrições!! Aí ao lado está um exemplo de game caça-objetos para  ilustrar algumas das possibilidades 😉

Pearl’s Peril é um game disponível em português para iOS, Android e Facebook com classificação etária acima de 10 anos. O jogo se passa na década de 30, sendo que é necessário viajar ao redor do mundo para a realização de aventuras enquanto se assume a postura de detetive, postura de curiosidade e de resolução de desafios fundamental numa sociedade tecnológica e em constante mudança.

nullGeralmente este tipo de game faz uso de narrativas instigantes e puzzles. Ou seja, se apresenta um contexto em que buscar os objetos contribui para a obtenção de informações sobre a história, o que se torna essencial para avançar e desvendar os mistérios e quebra-cabeças envolvidos, dado que também desbloqueia evidências, organizadas num diário que permite ir compreendendo aos poucos a história e desvendar o mistério.

nullInclusive, como o tempo constitui um fator intrínseco à mecânica do jogo (ou seja, a como o game funciona), este se torna, na realidade, um elemento para o treino dos aspectos cognitivos destacados anteriormente e para a obtenção de novos cenários, o que exige também saber esperar um número específico de horas para desbloquear um novo local. No caso do Pearl’s Peril, a questão da discriminação visual é realizada num contexto enriquecido visualmente pelos detalhes e cores das mais de 500 cenas digitais desenhadas à mão (que integram 90 capítulos, envolvendo em torno de 40 milhões de jogadores mundialmente). É preciso observar atentamente os detalhes para encontrar/discriminar os objetos cujos nomes estão dispostos em botões no rodapé da tela, atividade que também requer foco para a realização com agilidade. Finalmente, a memória também é requisitada quando se retorna a uma cena acrescida de novos objetos, exigindo que se busque lembrar da localização dos elementos identificados anteriormente. Além de tudo isso, num contexto didático, também se pode trabalhar aspectos históricos, tomando o game como ponto de partida para a discussão de de costumes, de funcionalidade de objetos, bem como dos lugares e dos figurinos presentes.

E aí, se animou? O que está esperando? Caça-objetos são jogos digitais para diversas idades!

E você professor, viu potencialidade para trabalhar este tipo de game em sua sala de aula? Compartilhe aqui no post suas experiências, dúvidas e comentários, ou se preferir envie uma mensagem para contato@quejogoeesse.info, pois o blog Que jogo é esse? é o seu fórum para discutir este e outros aspectos. Vamos mudar a educação, porque o futuro começa hoje!

 

Visualizações: 42

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *