Jogando nas Férias: game e arte, entretenimento e desenvolvimento

 

Aproveitando as férias? 😉

Iniciando a série “Jogando nas Férias”, a dica desta semana no Que jogo é esse? envolve jogos digitais de quebra-cabeça (puzzles) para dispositivos móveis (plataformas Android, iOS e Windows Phone) para a melhoria da habilidade visual e espacial. Estas contribuem para cognição espacial, sendo relevantes para a memorização e compreensão e rotação de partes de elementos. Games que exploram tais aspectos são fundamentais para a a ampliação da habilidade de manipulação de objetos ao apresentarem paradoxos visuais em 3D (figuras que representam ilusões de ótica e são inconcebíveis em sua concretude física) que exigem atenção, inventividade e tomada de decisão.

Outro aspecto envolvido nos jogos digitais sugeridos no post de hoje é a questão do game como elemento artístico.

Dentre os artistas que trabalharam com este tipo de figuras, destaca-se o holandês M. C. Escher, que constitui a inspiração para os quatro games sugeridos neste post: Monument Valley 1, Monument Valley 2, Back to Bed e Evo Explores.

Monument Valley 1 ganhou o prêmio Apple Design Award em 2014 e Monument Valley 2 ganhou, em 2017, o prêmio de The Game Award for Best Mobile Game, sendo que o jogador, em ambos, assume o controle da princesa enquanto esta faz uma jornada para obter perdão.

Back to Bed ganhou o Dutch Game Awards em 2012 e o jogador assume o papel de um sonâmbulo que precisa retornar para sua cama em segurança. Um detalhe deste game é que não só explora elementos dos trabalhos de M. C. Escher, como de Salvador Dalí e René Magritte.

Finalmente, o Evo Explores constitui um game que não só traz a questão das ilusões de ótica como a modificação das leis da física nos cenários.

Estes jogos não só podem divertir nas férias, mas aprimoram habilidades e constituem elementos artísticos que podem ser o ponto de partida para explorar os trabalhos do Escher ou de outros artistas que possuam concepções semelhantes.

Aguarde novidades, teremos mais posts nestas férias.

 

 

Visualizações: 45

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *