Jogando nas Férias: game e arte, entretenimento e desenvolvimento

 

Aproveitando as férias? 😉

Iniciando a série “Jogando nas Férias”, a dica desta semana no Que jogo é esse? envolve jogos digitais de quebra-cabeça (puzzles) para dispositivos móveis (plataformas Android, iOS e Windows Phone) para a melhoria da habilidade visual e espacial. Estas contribuem para cognição espacial, sendo relevantes para a memorização e compreensão e rotação de partes de elementos. Games que exploram tais aspectos são fundamentais para a a ampliação da habilidade de manipulação de objetos ao apresentarem paradoxos visuais em 3D (figuras que representam ilusões de ótica e são inconcebíveis em sua concretude física) que exigem atenção, inventividade e tomada de decisão.

Outro aspecto envolvido nos jogos digitais sugeridos no post de hoje é a questão do game como elemento artístico.

Dentre os artistas que trabalharam com este tipo de figuras, destaca-se o holandês M. C. Escher, que constitui a inspiração para os quatro games sugeridos neste post: Monument Valley 1, Monument Valley 2, Back to Bed e Evo Explores.

Monument Valley 1 ganhou o prêmio Apple Design Award em 2014 e Monument Valley 2 ganhou, em 2017, o prêmio de The Game Award for Best Mobile Game, sendo que o jogador, em ambos, assume o controle da princesa enquanto esta faz uma jornada para obter perdão.

Back to Bed ganhou o Dutch Game Awards em 2012 e o jogador assume o papel de um sonâmbulo que precisa retornar para sua cama em segurança. Um detalhe deste game é que não só explora elementos dos trabalhos de M. C. Escher, como de Salvador Dalí e René Magritte.

Finalmente, o Evo Explores constitui um game que não só traz a questão das ilusões de ótica como a modificação das leis da física nos cenários.

 

 

Estes jogos não só podem divertir nas férias, mas aprimoram habilidades e constituem elementos artísticos que podem ser o ponto de partida para explorar os trabalhos do Escher ou de outros artistas que possuam concepções semelhantes.

Aguarde novidades, teremos mais posts nestas férias. Compartihe nas suas redes sociais, comente abaixo ou escreva para contato@quejogoeesse.info.

 

 

Visualizações: 91

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *